Entrevista: Dra. Ludmilla Garcia Lacerda Dornellas aborda especialidades na medicina da dor
8 de maio de 2023
Em entrevista por meio da Rádio Fonte de Vida, na tarde de sábado, (06/05), ao programa ‘Viva a Tarde’, a médica especialista no tratamento de dores crônicas e agudas Dra Ludmilla Garcia Lacerda Dornellas falou sobre dor aguda ou crônica.
A especialista esclareceu que, dor aguda é biologicamente benéfica. Alerta, avisa, leva à procura por tratamento. Geralmente é o sintoma que auxilia no diagnóstico da doença que receberá o tratamento.
Já a dor crônica, que muitas vezes é incapacitante e que não tem esse valor biológico da dor aguda de alertar, avisar e levar a procura de tratamento.
Dores crônicas são extremamente debilitantes, com consequências negativas para a condição física, psicológica e o comportamento.
A médica pontuou o percentual de cidadãos que sofrem com a dor no Brasil, segundo os dados a situação nos leva a uma profunda reflexão. Será que não é hora de visitar meu médico?
Para se ter uma ideia, 37% dos brasileiros são acometidos por dores crônicas, aproximadamente 79 milhões de pessoas. Já 85% das buscas no pronto socorro são relacionadas a dor aguda.
Dra. Ludmilla Garcia Lacerda Dornellas é médica especialista no tratamento de dores crônicas e agudas, formada no Hospital das Clínicas da UFMG e no Hospital César Leite.
Ela trata as dores crônicas, seja essa dor de qualquer origem: coluna, cabeça, dor no corpo todo, fibromialgia, artrose, dor nas juntas e articulações, dores neurológicas como a queimação nas pernas do diabetes, de herpes zoster, dores por lesão nos nervos.
Para mais informação entre em contato na Praça Doutor César Leite número 210 (Clínica Julieta Heringer). Para agendar sua consulta, WhatsApp ou ligação no número 31 99843 0101.
Edvim Filho