Vigilância Ambiental de Manhuaçu realiza mobilização social pelo combate ao Aedes
16 de dezembro de 2022
Durante os meses de novembro e dezembro, os agentes de endemias da Vigilância Ambiental de Manhuaçu, realizaram ações de mobilização social em escolas e postos de saúde do município. O objetivo era conscientizar as pessoas sobre a importância e o papel delas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“As ações de mobilização social fazem parte da nossa rotina, pois é assim que conseguimos atingir um número maior de pessoas. A escola é um lugar muito propício, pois a criança consegue movimentar a família, cobram dos pais e assim vamos também criando nelas essa ideia de cada uma deve fazer a sua parte”, explica Emilce Estanislau Muniz, coordenadora da vigilância ambiental.
Os agentes também intensificaram as visitas, principalmente por conta do período chuvoso, mas é necessário que todos façam a sua parte, segundo a coordenadora. “Basta você tirar 15 minutos da sua rotina, pelo menos uma vez por semana e verificar os locais onde podem acumular água. Historicamente os maiores criadouros que nós identificamos em Manhuaçu são os depósitos fixos, dentro das casas, além dos reservatórios de água e o lixo descartado incorretamente. Então é cada um fazendo a sua parte e cuidando para que tenha água parada”.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu